Sarampo nas Américas gera alerta da Anvisa para viajantes no Brasil

Sarampo nas Américas gera alerta da Anvisa para viajantes no Brasil

A Anvisa emitiu um alerta técnico nesta quinta-feira (25) direcionado a viajantes e operadores de portos e aeroportos sobre o risco de reintrodução do sarampo no Brasil.

Alta de casos nas Américas preocupa autoridades de saúde

O aumento global de casos de sarampo e o recente alerta da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) motivaram a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a reforçar as medidas de prevenção. O Brasil não registra casos autóctones da doença desde 2022, mas a movimentação de viajantes internacionais acende o sinal de alerta.

A orientação principal foca na conscientização e na busca ativa por sintomas em pontos de entrada no país.

Principais recomendações emitidas pela Anvisa

Para conter o risco de contágio e evitar que o vírus volte a circular em território nacional, as ações envolvem:

  • Vacinação em dia: Viajantes devem verificar o cartão de vacinas antes de embarcar para o exterior.

  • Atenção aos sintomas: Identificação rápida de febre e manchas vermelhas pelo corpo (exantema).

  • Isolamento imediato: Passageiros com suspeita da doença a bordo devem ser isolados e reportados à autoridade sanitária.

  • Aviso aos portos e aeroportos: Operadores de terminais e companhias aéreas devem reforçar a limpeza e os protocolos de notificação.

Transmissão e gravidade da doença

O vírus do sarampo é altamente contagioso e pode ser transmitido de forma direta, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar ou falar. A doença pode evoluir para complicações graves, como pneumonia e encefalite, afetando gravemente a saúde pública caso retorne

Compartilhe:

Deixe um comentário

Assine Nossa Newsletter

Dúvidas, entre em contato:

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.