Chips da beleza trazem riscos graves para a saúde das mulheres

Chips da beleza trazem riscos graves para a saúde das mulheres
Woman at gym body building

A médica endocrinologista Kamilla Brandão, do Hospital Orizonti, emitiu um alerta nesta segunda(22) sobre os perigos do uso de implantes hormonais e anabolizantes para fins estéticos.

A busca por emagrecimento, ganho de massa muscular e melhora na aparência física tem impulsionado a procura pelos chamados “chips da beleza”. No entanto, a utilização dessas substâncias sem comprovação científica de segurança pode desencadear danos severos ao organismo feminino.

Entenda as substâncias mais comuns

O mercado estético tem divulgado frequentemente compostos hormonais como soluções milagrosas. A endocrinologista detalha o real papel de dois dos principais medicamentos utilizados:

  • Oxandrolona: É um esteroide anabolizante derivado da testosterona. Não possui qualquer indicação aprovada para perda de peso, rejuvenescimento ou ganho muscular em mulheres saudáveis.

  • Gestrinona: Hormônio sintético usado historicamente no tratamento da endometriose. Não é aprovado e nem recomendado para combater o envelhecimento ou modificar a composição corporal.

Principais efeitos colaterais e riscos

O uso inadequado e sem critérios médicos de hormônios androgênicos acarreta uma série de problemas de saúde de curto e longo prazo:

  • Problemas cardiovasculares: Provoca alterações no colesterol, aumento da pressão arterial, elevando os riscos de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

  • Virilização: Sintomas como engrossamento da voz, queda de cabelo, crescimento de pelos no corpo e aumento do clitóris podem se tornar irreversíveis.

  • Toxicidade hepática: Danos graves ao fígado, principalmente quando os anabolizantes são ingeridos por via oral.

  • Saúde mental e metabólica: Ocorrência de ansiedade, depressão, oscilações severas de humor, além de resistência à insulina e irregularidade menstrual.

O papel real na menopausa

A especialista do Hospital Orizonti, Kamilla Brandão, pondera que a terapia hormonal é válida e possui benefícios quando direcionada para tratar os sintomas da menopausa, como as ondas de calor e a perda de massa óssea.

A indicação, contudo, deve ser totalmente individualizada. A médica reforça que a oxandrolona pode ter uso correto e comprovado nesses casos específicos da menopausa, enquanto a gestrinona não faz parte do tratamento atual. O foco da reposição deve ser sempre a qualidade de vida, e nunca a transformação estética.

Compartilhe:

Deixe um comentário

Assine Nossa Newsletter

Dúvidas, entre em contato:

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.