Energia elétrica regularizada chega para 6 mil famílias
Nesta quinta-feira (25), a governadora Celina Leão anunciou um investimento de R$ 12 milhões para levar energia elétrica regularizada ao Assentamento 26 de Setembro, no Distrito Federal.
Mais de 6 mil famílias do Assentamento 26 de Setembro serão beneficiadas por um novo ciclo de intervenção na infraestrutura elétrica da região. A segunda etapa da regularização do fornecimento de energia é fruto de uma parceria do GDF com a Neoenergia Brasília, concessionária responsável pelo serviço.
A medida visa ampliar a rede atual, que hoje é insuficiente, substituindo os “gatos” por conexões oficiais, trazendo mais segurança e dignidade para cerca de 25 mil pessoas.
Detalhes das obras e equipamentos que serão instalados
As frentes de trabalho começaram a atuar imediatamente após o anúncio oficial. O cronograma prevê cerca de seis meses de execução, estendendo-se de junho até dezembro. A estrutura contará com:
-
Instalação de quase mil novos postes na região;
-
Implantação de cerca de 200 transformadores de energia;
-
Colocação de cabos modernos e medidores individuais;
-
Cadastramento completo dos moradores junto à distribuidora.
As ações vão contemplar diretamente as unidades consumidoras localizadas entre as ruas 2 e 6 da comunidade. Atualmente, a Rua 1 e trechos da Avenida Principal já contam com fornecimento regular, atendendo mais de 1,4 mil residências.
Conquista de cidadania e direitos básicos
O presidente da Neoenergia, Frederico Candian, ressaltou que a iniciativa fortalece o comércio local, gera empregos e assegura direitos importantes. Com a conta oficial de luz, as famílias passam a ter um comprovante de endereço em seu nome.
Para a servidora pública Noemi Ornelas, de 60 anos e moradora da Avenida JK (conhecida como Rua 6 Principal), o investimento representa o fim dos prejuízos com alimentos perdidos durante os frequentes apagões. O corretor de imóveis Marcelo Soares, de 45 anos, que reside há sete anos no local, complementa que a mudança também trará melhorias para a iluminação pública e mais segurança jurídica para quem busca consolidar o seu lar.
Expansão e criação da nova Região Administrativa
O projeto atual dá continuidade às ações iniciadas no ano passado, quando foram aplicados R$ 2,2 milhões no Trecho 1 do assentamento. A iniciativa faz parte do programa Energia Cidadã, desenvolvido pela Neoenergia em conjunto com o programa Energia Legal do GDF. Nos últimos cinco anos, a parceria já levou energia limpa e segura a 52 mil famílias da capital.
A governadora Celina Leão destacou ainda que a Colônia Agrícola 26 de Setembro está em processo de criação para se tornar uma nova região administrativa na Câmara Distrital, acompanhada por outras melhorias como o asfalto da avenida principal e uma unidade básica de saúde.




