Viaduto do Riacho Fundo transforma vida da população

Viaduto do Riacho Fundo transforma vida da população

Série “Esta é a nossa história” revela os impactos positivos da obra, inaugurada em novembro de 2023, na rotina dos quase 45 mil moradores da região, que celebra 35 anos nesta quinta-feira (13).

Como um viaduto pode mudar a vida de uma comunidade? A resposta vai muito além da fluidez do trânsito. No Riacho Fundo, a nova estrutura viária se tornou sinônimo de mais tempo com a família, segurança e desenvolvimento econômico.

Mais Tempo para o Café da Manhã em Família:

Para a diarista Joana Maia, o viaduto trouxe uma mudança significativa na rotina. Antes, ela precisava acordar às 5h para chegar ao trabalho no Plano Piloto. Agora, com o trânsito mais rápido, ela pode sair de casa mais tarde e preparar o café da manhã para os três filhos. “Foi muito bom, tenho mais qualidade de vida, mais tempo, posso dormir até um pouco mais tarde. Até no financeiro também, todo dia eu gastava R$ 25 de café [da manhã] na rua”, celebra Joana.

Impacto Econômico e Valorização da Região:

O viaduto também impulsionou a economia local. Segundo Márcio Macrini, morador do Riacho Fundo há 30 anos, a obra valorizou os imóveis e atraiu novos negócios para a região. “As pessoas querem mudar para cá e conhecer mais a nossa cidade, porque, antes, passavam e não sabiam o que tinha. Agora não, existe a possibilidade, por ter um espaço de tempo maior, de entrar, circular, verificar até o que tem de comércio, o que tem de bom, a produtividade, o que acontece aqui na cidade”, avalia o administrador de empresas e jornalista.

Segurança e Qualidade de Vida:

Com o fim da antiga rotatória, os acidentes na EPNB diminuíram drasticamente. “Aqui nós tínhamos muitos acidentes, porque [a EPNB] é uma via rápida, de velocidade. Hoje já não se registra mais, então melhorou muito”, relata Neliton Portuguêz, servidor da Administração Regional e morador do Riacho Fundo há 26 anos.

Um Sonho Realizado:

O Complexo Viário Deputado Carlos Lacerda, inaugurado em 29 de novembro de 2023, representa a realização de um sonho para os moradores do Riacho Fundo, que completa 35 anos nesta quinta-feira (13). A obra, que recebeu investimento de R$ 30 milhões do BNDES, gerou cerca de 150 empregos diretos e beneficia cerca de 80 mil motoristas que trafegam diariamente pela EPNB.

Riacho Fundo: Uma Cidade com Vida Própria:

Para a aposentada Neide de Lima, que acompanha a história da região desde a sua fundação, em 1990, o viaduto é um símbolo da transformação do Riacho Fundo em uma cidade com vida própria. “O Riacho Fundo foi criado como uma cidade-dormitório. Todos trabalhavam fora e vinham para cá só à noite, dormiam e voltavam. Agora não. O Riacho Fundo tem uma vida própria”, exalta ela.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.