Brasil apresenta projeto bilionário de internet subaquática

Brasil apresenta projeto bilionário de internet subaquática

Ministro Juscelino Filho apresenta o programa Norte Conectado, que utiliza cabos subaquáticos para levar internet de alta velocidade a 59 municípios da região amazônica.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participa do Congresso Mundial de Telefonia Móvel, na Espanha, para apresentar o programa Norte Conectado, um projeto inovador que visa levar internet de alta velocidade para a Amazônia. Com investimento de R$ 1,3 bilhão, a iniciativa utiliza cabos subaquáticos para conectar 59 municípios da região, sendo considerada a maior do mundo nesse segmento.

Infovias Subaquáticas: Conectando a Amazônia

O programa Norte Conectado prevê a instalação de 12 mil quilômetros de cabos de fibra óptica subaquáticos, divididos em oito infovias. Até o momento, as infovias já foram instaladas nos rios Amazonas, Solimões e Branco, levando conectividade para diversas comunidades ribeirinhas.

Expansão da Conectividade e Parcerias Internacionais

O sucesso do projeto já despertou interesse internacional, resultando em um acordo com a Colômbia para expandir a conectividade até Leticia, na tríplice fronteira com o Peru. Essa parceria demonstra o potencial do programa em promover a inclusão digital e o desenvolvimento regional.

Próximas Etapas e Impacto Social

As próximas etapas do projeto incluem a instalação de cabos nos rios Madeira, Purus, Acre e Juruá, conectando cidades como Porto Velho (RO), Autazes (AM) e Rio Branco (AC). A iniciativa promete aumentar a capacidade de tráfego de dados e a disponibilidade de banda larga em áreas remotas, impulsionando a educação, a saúde e o desenvolvimento econômico na região.

Congresso Mundial de Telefonia Móvel: Vitrine para o Projeto

O ministro Juscelino Filho aproveitará o Congresso Mundial de Telefonia Móvel para apresentar o programa Norte Conectado a empresas de telecomunicações e fornecedores do setor, buscando parcerias e investimentos para expandir ainda mais a conectividade na Amazônia.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.