A maior mudança da App Store desde lançamento do iPhone

A maior mudança da App Store desde lançamento do iPhone

Usuários da União Europeia poderão instalar aplicativos a partir de outras lojas

A Apple anunciou nesta quinta-feira (25) a maior mudança na App Store desde o lançamento do iPhone, em 2007. A partir de 7 de março, usuários da União Europeia poderão instalar aplicativos a partir de outras lojas, além da App Store oficial da empresa.

A mudança é resultado da Lei de Mercados Digitais (DMA), aprovada pelo Parlamento Europeu em dezembro de 2022. A DMA visa aumentar a concorrência e a inovação nos mercados digitais, e inclui uma série de medidas para reduzir o poder de mercado das grandes empresas de tecnologia.

No caso da Apple, a DMA obriga a empresa a permitir que os desenvolvedores ofereçam seus aplicativos em lojas de terceiros, além da App Store. A empresa também terá que permitir que os usuários usem processadores de pagamento alternativos em seus aplicativos.

A mudança não afetará os usuários de iPhone fora da União Europeia. No Brasil, por exemplo, os usuários continuarão a ser obrigados a instalar aplicativos apenas na App Store.

Impacto da mudança

A mudança na App Store pode ter um impacto significativo no mercado de aplicativos para iPhone. A possibilidade de instalar aplicativos de outras lojas pode abrir espaço para novos desenvolvedores e aplicativos, e pode também levar a uma redução nos preços dos aplicativos na App Store.

Além disso, a mudança pode aumentar a segurança dos usuários, pois eles poderão escolher instalar aplicativos de lojas que oferecem melhores proteções contra malware e outros riscos.

Reação da Apple

A Apple disse em comunicado que a mudança “é um passo importante para o futuro da App Store”. A empresa afirmou que a mudança “irá beneficiar desenvolvedores e usuários, oferecendo mais opções e flexibilidade”.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo