Produtores rurais do Distrito Federal são destaques em premiação na ExpoLondrina 2023

Produtores rurais do Distrito Federal são destaques em premiação na ExpoLondrina 2023

Brasilienses foram premiados por trabalho com ovinos e caprinos em disputa com produtores de outros estados

Por Douglas Oliveira | AIs Comunicação

Com o apoio do Sebrae no DF, produtores rurais de ovinos do Distrito Federal participaram da ExpoLondrina 2023 e foram os grandes destaques dos prêmios “Reservada Grande Campeã ExpoLondrina 2023”, “Progênie de Pai ExpoLondrina 2023” e outros títulos Top 5 em diferentes categorias, que reconhecem o melhor trabalho genético desenvolvido em rebanhos de ovinos das raças Dorper e White Dorper.

O evento registrou a participação de 420 ovinos de diversas raças. Deste total, 376 participaram dos julgamentos de classificação da ExpoLondrina. Além dos brasilienses, criadores do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, totalizando 45, também exibiram seu trabalho genético nas pistas da feira.

A Missão Técnica do Sebrae no DF para a ExpoLondrina contou com a participação de sete empresários parceiros e teve o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato de Criadores de Ovinos e Caprinos do Distrito Federal (Sincco).

O analista técnico do Sebrae no DF, Rodrigo Moll, conta que, apesar de ser a primeira parceria da instituição com o Sincco, o resultado da ação foi bastante positivo.

Era uma competição que tinha produtores de vários lugares do Brasil, como Paraná, São Paulo, Minas Gerais, entre outros, e eles voltaram com vários prêmios, o que denota a qualidade do rebanho do Distrito Federal a partir do melhoramento genético, o que é super importante”, comemora o analista.

Ainda em 2014, quando comprou 20 cordeiras fêmeas e um macho para criar como hobby, Marcos Boechat, 50 anos, nem imaginava que um dia a Fazenda Boechat se tornaria a maior produtora rural de ovinos do Distrito Federal. Durante a ExpoLondrina 2023, ele conquistou cinco prêmios de 3º lugar, quatro de 2º lugar e três de 1º lugar, sendo um deles o prêmio de “Reservada Grande Campeã de Categoria”, que é o título de campeão entre os campeões.

Ele conta que, além da felicidade de receber os prêmios, o mais importante é o reconhecimento e a valorização do trabalho genético que está sendo feito no Distrito Federal, ainda mais pelo fato do juiz responsável pela avaliação dos animais ser sul-africano, país de origem da raça Dorper.

Isso quer dizer que a nossa genética está sendo reconhecida como uma das melhores do país. Então é por isso que esse título de reservado grande campeão é tão importante. É saber que nós estamos no caminho certo”, diz o produtor.

Nivaldo da Silva, 63 anos, proprietário do Rancho Moriá, também foi um dos produtores brasilienses premiados durante a Exposição. Criador de ovinos há 14 anos, o produtor também comemorou os resultados obtidos em Londrina, como, por exemplo, o título “Progênie de Pai ExpoLondrina 2023” conquistado pelo Rancho Moriá.

Essa premiação demonstra que o nosso trabalho está sendo reconhecido. É um trabalho que a gente vem realizando há mais de dez anos e hoje está dando certo, a gente realmente está conseguindo alcançar o que nós estamos trilhando nesse caminho da genética”, comemora Nivaldo.

O resultado da Missão Técnica do Sebrae no DF foi tão positivo que os envolvidos no projeto, em parceria com Vilmar Angelo Rodrigues, Diretor-Presidente do Parque de Exposições Granja do Torto, já estudam a possibilidade de trazer a competição nacional de Dorper e White Dorper para Brasília.

Brasília é a capital Federal e tem uma área rural pujante. O parque de exposição está a apenas oito minutos do setor hoteleiro e a 20 minutos do aeroporto internacional, e essa cadeia produtiva de ovinos e caprinos tem aqui uma interlocução muito forte com o parque de exposição. Tudo isso contribui para promover uma série de articulações entre o parque e a cidade, entre os produtores e a cidade”, diz Vilmar Angelo.

Segundo ele, um evento como esse engrandece o setor produtivo de ovinos e caprinos do Distrito Federal e fortalece ainda mais a interlocução dos empresários de Brasília com os demais produtores de outros estados do Brasil.

Trazer esse evento para o Distrito Federal vai ajudar muito a fortalecer o trabalho desses produtores que estiveram em Londrina representados pelo Rancho Moriá e pela Fazenda Boechat. Estamos empolgados, vamos ver o que vai acontecer”, afirmou o Diretor-Presidente do Parque de Exposições Granja do Torto.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.