Profissionais de saúde do DF começam a ser imunizados
O Ministério da Saúde deu início à vacinação contra a dengue para profissionais da linha de frente do SUS. No Distrito Federal, a expectativa é proteger 8,2 mil trabalhadores da Atenção Primária, como médicos, enfermeiros e agentes comunitários que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A grande novidade desta etapa é o uso da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan. O imunizante é 100% nacional, tetraviral e aplicado em dose única, o que facilita a logística de proteção e reforça a autonomia da ciência brasileira.
Distribuição de doses no DF
O governo federal já enviou as primeiras 3,5 mil doses para Brasília. Novas remessas devem chegar nas próximas semanas para completar o quadro de vacinação dos profissionais de saúde. Ao todo, o Ministério pretende vacinar 1,2 milhão de trabalhadores em todo o país.
Por que priorizar a Atenção Primária?
Proteger quem atua na linha de frente é uma escolha estratégica. Esses profissionais são o primeiro contato da população com o sistema de saúde e os mais expostos durante os períodos de maior circulação do mosquito Aedes aegypti.





