A estratégia da Geração Z que está mudando o trabalho híbrido

A estratégia da Geração Z que está mudando o trabalho híbrido

Você já foi ao escritório apenas para tomar um café, conversar com os colegas e logo depois voltou para terminar o expediente em casa? Se sim, você praticou o Coffee Badging. Essa tendência, liderada pela Geração Z, promete ganhar ainda mais força em 2026 como uma resposta ao retorno obrigatório ao trabalho presencial.

O que é o Coffee Badging?

O termo vem da ideia de “bater o cartão” (badging) apenas para marcar presença física. O objetivo é conciliar dois desejos:

  • Visibilidade: Ser visto pela chefia e manter o networking com a equipe.

  • Flexibilidade: Evitar o cansaço do escritório e aproveitar o conforto e a produtividade do home office.

Por que a tendência vai crescer em 2026?

Estudos indicam que os trabalhadores valorizam a interação social, mas preferem focar em tarefas complexas em ambientes controlados. Em 2026, com o avanço de ferramentas de gestão por produtividade, a presença física passa a ser mais qualitativa do que quantitativa.

Para as empresas, o desafio é transformar o escritório em um local de colaboração real, e não apenas um lugar para ocupar cadeiras.

Pontos positivos e alertas

  • Lado bom: Melhora o bem-estar do funcionário e mantém os laços sociais da empresa.

  • Atenção: Se o funcionário sente que precisa “fingir” que está no escritório para ser valorizado, pode haver um problema de cultura organizacional e falta de confiança.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.