Confira o esquema de segurança e trânsito para a virada
As forças de segurança do Distrito Federal prepararam uma operação integrada para garantir uma festa tranquila no Celebra DF 2026. Com foco na Esplanada dos Ministérios e na Prainha, o planejamento inclui bloqueios de vias, revistas rigorosas e monitoramento por câmeras e drones em tempo real.
Mudanças no trânsito
Fique atento aos horários e locais de fechamento para evitar transtornos:
-
Esplanada: O trânsito entre a Catedral e o 1º Grupamento de Bombeiros será interrompido às 15h de quarta-feira (31). As vias devem ser liberadas apenas na madrugada de sexta-feira (2/1).
-
Prainha: Pontos de controle atuarão de terça (30) até a madrugada de sexta (2).
-
Estacionamentos: Estão liberados os anexos dos ministérios, setores bancários e a plataforma superior da Rodoviária. Pessoas com deficiência (PcDs) têm vaga garantida no Ministério da Saúde.
Revistas e segurança reforçada
Para acessar a área dos shows, o público passará por linhas de revista pessoal. Policiais militares, civis e o Corpo de Bombeiros estarão de prontidão na “Cidade da Segurança”, montada ao lado do Museu da República. Unidades especializadas como a Cavalaria e o Batalhão de Cães também reforçarão o policiamento.
O que não levar?
Para garantir a segurança de todos, alguns itens estão proibidos na Esplanada:
-
Fogos de artifício e armas (mesmo de brinquedo);
-
Garrafas, copos de vidro e latas;
-
Sprays, aerossóis e substâncias inflamáveis;
-
Mastros de bandeiras, churrasqueiras e barracas;
-
Animais (exceto cães-guia).
Em caso de emergências, acione o Corpo de Bombeiros (193) ou a Polícia Militar (190). Denúncias podem ser feitas pelo telefone 197.






