UPAs do Distrito Federal recebem R$ 2,5 milhões em obras
A saúde do Distrito Federal recebeu um reforço importante. Em um ano (de novembro de 2024 até agora), o Instituto de Gestão Estratégica do DF (Iges-DF) investiu R$ 2,5 milhões em obras e melhorias nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Ao todo, foram 117 serviços executados nas 13 unidades espalhadas pela capital, além do Centro de Distribuição (CD). O objetivo é simples: garantir um melhor atendimento para a população.
O Que Mudou nas UPAs Antigas?
O Iges-DF assumiu a gestão de seis UPAs mais antigas (chamadas de “sêniores”) em 2019. O investimento recente focou na manutenção e segurança desses locais:
-
Segurança Hídrica: Foram instaladas duas novas caixas d’água nas UPAs de Núcleo Bandeirante e Ceilândia. Apenas a unidade do Recanto das Emas aguarda a restauração do sistema hídrico.
-
Melhorias no Atendimento:
-
Criação de espaços adequados para atendimento pediátrico (em Recanto das Emas, Ceilândia, São Sebastião e Sobradinho).
-
Criação de espaço para atendimento psiquiátrico (em Núcleo Bandeirante).
-
-
Apoio aos Profissionais: Estão sendo feitas áreas de descompressão (descanso) para os profissionais em algumas unidades.
Centro de Distribuição Ampliado
Uma obra de destaque foi a modernização e ampliação do Centro de Distribuição (CD) no SIA. O CD abastece todas as UPAs.
Com a ampliação e verticalização do espaço, houve um aumento significativo na capacidade de armazenamento. Isso melhora a logística e o abastecimento das unidades de saúde.
DF Terá Mais UPAs
Além das seis unidades mais antigas e das sete novas UPAs construídas desde 2019 (como Paranoá e Gama), o Iges-DF já planeja a construção de mais sete unidades. Seis delas já têm contratos em execução, incluindo as de:
-
Águas Claras
-
Sol Nascente
-
Guará
-
Taguatinga
O trabalho, segundo o Iges-DF, é contínuo para manter a qualidade e modernizar o parque tecnológico das unidades.





