Alunos voltam da Inglaterra com ‘superpoderes’ e autonomia
Pontes para o Mundo: Mais de 100 estudantes da rede pública celebram formatura na Inglaterra e destacam resiliência após 3 meses de estudos
O programa de intercâmbio Pontes para o Mundo encerrou sua primeira edição com sucesso! Mais de 100 estudantes da rede pública do DF voltaram para casa com a bagagem cheia de conhecimento e, principalmente, mais autonomia.
Formatura Emocionante
Cento e um alunos passaram três meses estudando em colleges na Inglaterra. Na última terça-feira (25), parte da turma se reuniu no Rugby College para uma cerimônia de formatura.
-
O clima: O evento contou com becas, diplomas, almoço inglês e, claro, um toque brasileiro com muito pagode.
-
A Mensagem: A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, destacou que a formatura é o “início de muitos outros” capítulos.
O Que Eles Aprenderam?
Para os estudantes, a maior conquista foi o ganho de autonomia e resiliência.
A intercambista Maria Eduarda Araújo conta que a experiência superou tudo o que ela imaginava:
“Eu tinha mais tendência a desistir e hoje vejo que consigo ir até o final. A gente nunca pode deixar se levar pelo medo porque é assim que vivemos coisas incríveis.”
Além de melhorar o inglês e fazer novas amizades, os jovens aprenderam a lidar com desafios longe de casa.
O Futuro do Programa
O Pontes para o Mundo, executado pela Secretaria de Educação (SEEDF), oferece a estudantes da rede pública a chance de ter uma vivência internacional.
-
Próximos Passos: O número de vagas será ampliado a partir do próximo ano.
-
Novos Destinos: A previsão é que o programa chegue a novos países como Japão, Alemanha e Espanha.
-
Permanência: A SEEDF vai enviar um projeto de lei à CLDF para que o intercâmbio se torne um programa permanente do Distrito Federal.





