Nelson Souza é o presidente aprovado pelo Banco Central
Nelson Antônio de Souza foi aprovado pelo Banco Central (BC) nesta quarta-feira (26) para assumir a presidência da instituição. Ele traz consigo 45 anos de experiência no mercado financeiro.
Nelson Souza foi indicado pelo governador Ibaneis Rocha e passou por sabatina na Câmara Legislativa (CLDF) antes da aprovação do BC. O Distrito Federal é o acionista majoritário do Banco de Brasília.
Foco em Gestão e Pessoas
O novo presidente já esteve à frente de grandes bancos, como Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste. Sua gestão se apoia em três pilares: Resultados, Pessoas e Governança.
-
Compromisso: “Meu compromisso é defender o BRB e trabalhar… para fazer com que a instituição siga sendo forte, sólida e que dê ainda mais orgulho à população de Brasília.”
-
Objetivo: Fortalecer a liquidez do Banco, aprimorar os controles e garantir operações transparentes, com foco na valorização dos mais de cinco mil empregados.
Nelson Souza reforça que o momento é de “choque de gestão”, visando melhorias minuciosas, principalmente na governança.
Trajetória de Experiência
A carreira de Souza começou como menor aprendiz no Banco do Brasil. Ele é concursado pela Caixa Econômica Federal, onde chegou à presidência em 2018. Ele também presidiu o Banco do Nordeste e a Desenvolve SP, e ocupava, mais recentemente, o cargo de vice-presidente da Elo.
Com formação em Letras e Psicologia, além de MBAs em Consultoria e Marketing, Souza prioriza uma gestão que valoriza as pessoas.
A meta é clara: manter o BRB “sólido, confiável e com resultados sustentáveis”.





