Atleta do DF brilha e conquista ouro nas Paralimpíadas

Atleta do DF brilha e conquista ouro nas Paralimpíadas

O esporte escolar do Distrito Federal alcançou uma vitória emocionante nas Paralimpíadas Escolares 2025, em São Paulo. A estudante Sophia Garcês, de 15 anos, de São Sebastião, não só levou o ouro, mas também quebrou o recorde escolar na prova dos 200 metros.

Ouro e Inclusão no Pódio

Sophia, aluna do Centro Educacional (CED) São Bartolomeu, mostrou que o esporte é uma ferramenta poderosa de transformação. Sua vitória é um marco para a educação inclusiva na rede pública do DF.

O feito de Sophia representa um grande avanço, como destaca a professora Lucimar Neves:

“Ver a Sophia alcançar não só o ouro, mas o recorde, é a comprovação de que o investimento no esporte adaptado transforma vidas.”

Amizade e Apoio Fazem a Diferença

No esporte paralímpico, o apoio é essencial. Na jornada de Sophia, o companheirismo com o amigo Yan Khalil, de 14 anos, tem sido fundamental.

A professora Lucimar Neves, carinhosamente chamada de Tia Lu, ressalta a importância dos laços de amizade: “Quando um chora, o outro vai lá e abraça. O paralímpico é um movimento muito rico pelo crescimento social que proporciona.”

O Trabalho que Transforma

O resultado de Sophia é fruto do trabalho dedicado dos professores Lucimar Neves e Alexandre Fachetti (Tio Xandi) no Centro Integrado de Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (CIDP) de São Sebastião.

O professor Alexandre Fachetti conta a emoção de ver a evolução da atleta: “A Sophia chegou com dificuldades de correr, de equilíbrio… O que é gratificante é pegar um estudante que nunca vivenciou o esporte, e agora estamos aqui, com um recorde escolar.”

O esporte adaptado oferece mais que medalhas: ele constrói confiança, autonomia e mostra que o potencial está presente em todos.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.