GDF reafirma apoio histórico às igrejas do DF
Governador Ibaneis Rocha participou de evento da Sara Nossa Terra e destacou o Programa Igreja Legal e a criação de áreas religiosas em novos bairros.
O governador Ibaneis Rocha esteve na tarde desta sexta-feira (21) na Santa Convocação Sacerdotal 2025 da Igreja Sara Nossa Terra, onde destacou o trabalho do GDF em apoio às instituições religiosas.
Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) implementou políticas importantes que visam dar segurança jurídica e apoiar o trabalho social realizado pelos templos.
Três Pilares de Apoio às Igrejas
O GDF estruturou ações focadas na valorização e regularização dos espaços de fé no DF.
1. Programa Igreja Legal (Regularização)
É considerado o maior programa de regularização de templos do Brasil, dando segurança jurídica aos espaços.
-
Moeda Social: Permite que igrejas com dificuldades financeiras paguem pela regularização (Concessão de Direito Real de Uso – CDRU) oferecendo serviços gratuitos à comunidade, como acolhimento de famílias e jovens.
-
Resultados: Mais de 550 imóveis já foram beneficiados pela iniciativa, coordenada pela Terracap.
2. Espaço Garantido em Novos Bairros
O GDF criou uma norma que determina: todo novo bairro do Distrito Federal deve ter áreas reservadas para atividades religiosas.
3. Diálogo e Memória
-
Unidade de Assuntos Religiosos (Unar): Criada para manter e ampliar o diálogo entre o governo e as instituições de fé.
-
Museu da Bíblia: O GDF avança na construção do Museu da Bíblia, com R$ 74 milhões em investimento, que será um novo ponto turístico e de preservação da memória religiosa.
O Governador Ibaneis Rocha afirmou: “O Estado não pode deixar de acolher as religiões e essa é a filosofia que adoto todos os dias.”
O governador também lembrou que, durante a pandemia, o GDF reconheceu os templos como atividades essenciais, garantindo que pudessem seguir com o acolhimento de fiéis e pessoas em situação de vulnerabilidade.





