Ocupação total no Eixão do Lazer no feriado da Consciência Negra
O Eixão do Lazer se confirmou como o ponto de encontro de Brasília no feriado da Consciência Negra, nesta quinta-feira (20). A via, liberada para as pessoas, virou um espaço de convivência, esporte e lazer para famílias, ciclistas e pedestres.
O trecho de 14 km (DF-002) fica interditado para carros das 6h às 18h aos domingos e feriados.
Família e Liberdade ao Ar Livre
Muitos brasilienses aproveitaram para curtir atividades ao ar livre. É o caso da nutricionista Thyelle Loriato, que levou a família e suas três cachorras para um piquenique.
“Aqui dá para vir todo mundo. É uma forma mais discreta de interação, pouco invasiva”, diz Thyelle, destacando a liberdade do espaço.
O Eixão é visto como um local essencial para a comunidade, que promove a interação em um ambiente democrático e plural.
A Alegria de Pedalar e Interagir
O passeio de bicicleta é uma das atividades favoritas. Bárbara Almeida e a filha, Ana Rosa, moradoras da Asa Norte, aproveitaram o dia ensolarado.
A pequena Ana Rosa, de 9 anos, não hesitou ao dizer o que mais gosta: “Tem muitos morros pra pegar impulso e muitas barraquinhas de água de coco”. Para ela, o Eixão é sinônimo de diversão, liberdade e convivência.
Bárbara completou, reforçando que o Eixão é um espaço onde “dá para fazer de tudo” e onde a diversidade de Brasília se encontra.
Organização e Regras
O espaço conta com a venda de comidas e bebidas, e pequenos eventos são permitidos (com regras de som entre 10h e 17h).
O Decreto nº 46.226/2024 regulamenta o Eixão, garantindo que o espaço permaneça seguro e organizado para as atividades não motorizadas. O Detran-DF, DER-DF, DF Legal e a PMDF atuam na fiscalização e na segurança.





