Aluna do DF representa o Brasil no Sul-Americano de judô no Paraguai
Laura Mayumi, de 14 anos, estudante da rede pública, conquistou a vaga após ser campeã nos Jogos Escolares Brasileiros. O GDF apoia a jovem atleta em sua primeira competição internacional
Do DF para o Paraguai
A judoca Laura Mayumi Tamada, de 14 anos, está prestes a realizar um sonho. Aluna do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 03 da Asa Sul, ela irá representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares 2025, em Assunção, Paraguai.
A vaga foi garantida após Laura vencer a série ouro dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) no início do ano.
Apoio que Faz a Diferença
Laura conta com o suporte de programas do Governo do Distrito Federal (GDF) e da sua escola para conciliar estudos e esporte:
-
Compete Brasília: Programa que ajuda a custear as viagens e deslocamentos para eventos esportivos.
-
Apoio Escolar: A equipe pedagógica do CEF 03 ajuda a repor faltas e conteúdos perdidos durante as competições.
A mãe de Laura, Thawana Tamada, reforça que os benefícios ajudam a manter a filha no “caminho certo”.
O secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, destacou o orgulho. “Nosso compromisso é seguir apoiando histórias como a da Laura, por meio de programas como o Compete Brasília e o Bolsa Atleta,” declarou.
O Judô e o Sonho Olímpico
Laura começou no judô aos 6 anos, em São Paulo, e foi “amor à primeira luta”. Mesmo vindo de escola particular, ela elogia o ensino e a estrutura do CEF 03 da rede pública.
A atleta tem uma rotina intensa de quatro a cinco horas de treino por dia. O técnico Lucas Costa Marques afirma que o desempenho é resultado de sua disciplina e autoconfiança.
“Vai ser meu primeiro campeonato internacional. Estou ansiosa, mas muito feliz. Representar o Brasil é uma honra enorme”, disse a jovem.
O grande sonho de Laura é chegar às Olimpíadas. Para ela, o judô é mais do que esporte; é um alívio. “Quando estou dentro do tatame, sai um peso enorme das costas, é um sentimento muito bom”, completou.
A Secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, celebrou o resultado como fruto do talento dos alunos e do incentivo ao esporte escolar do GDF.





