GDF entrega a primeira Medalha Mérito Social a 100 homenageados
A honraria inédita do GDF reconheceu cidadãos e entidades que trabalham para ajudar a população mais vulnerável. A primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, foi uma das agraciadas.
Esta terça-feira (4) foi um dia especial para quem faz a diferença na vida dos mais vulneráveis no DF. O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou a primeira edição da Medalha Mérito Social.
A honraria, criada em 2023, reconheceu 100 nomes – entre cidadãos e instituições – pelo apoio e trabalho nas políticas de desenvolvimento social da capital.
Reconhecimento ao Trabalho Social
A primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, foi agraciada pelo seu trabalho na área social, especialmente durante e após a pandemia.
Ela destacou que o DF virou referência: “Nos tornamos referência mundial na política de assistência social. Nosso cartão Prato Cheio, as casas de acolhimento e os restaurantes comunitários viraram um sucesso.”
A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, reforçou o valor da homenagem para o setor:
“Eu sempre digo que esse GDF é de obras, mas que a maior obra desse GDF é a social… A medalha mérito social GDF surgiu dessa vontade de reconhecimento dos principais atores que atuam na área social do governo.”
Histórias de Quem Faz a Diferença
A cerimônia homenageou pessoas com anos de dedicação e projetos inspiradores:
- Daniele Nunes Menezes: Educadora social há 16 anos, em Brazlândia, que transforma livros em audiobooks e radionovelas para idosos.
- Rogério Soares de Araújo (Rogério Barba): Após 25 anos morando nas ruas, fundou o Instituto Barba na Rua, ajudando na reinserção social.
- Daise Moisés: Fundadora da Casa Azul, instituição que atende crianças, adolescentes e mulheres vulneráveis há 36 anos.
A Medalha Mérito Social passa a ser entregue anualmente para valorizar quem atua no Sistema Único de Assistência Social (Suas) no DF.





