GDF lança programa para acelerar 15 mil cirurgias eletivas
O Governo do Distrito Federal (GDF), através da Secretaria de Saúde (SES-DF), lançou o Programa OperaDF. A iniciativa visa acelerar e reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas.
Para isso, a SES-DF contratou sete hospitais privados e três empresas de anestesia.
O Que o OperaDF Vai Fazer?
O programa atua em duas frentes para agilizar o atendimento:
- Parceria Externa: Contrata hospitais privados para realizar cirurgias de pequena e média complexidade em pacientes estáveis. Já são 9 mil procedimentos contratados, e a meta é ultrapassar 15 mil cirurgias.
- Reforço Interno: Contratou anestesistas para permitir que os hospitais públicos realizem procedimentos mais complexos nos três turnos (manhã, tarde e noite).
O Secretário de Saúde, Juracy Lacerda, afirmou que o objetivo é “reduzir a espera” e “garantir que os pacientes recebam o cuidado que merecem, com dignidade e segurança.”
Quais Especialidades Serão Beneficiadas?
O programa abrange diversas áreas, incluindo:
- Urologia
- Cirurgia Geral
- Cirurgia Vascular
- Cirurgia de Cabeça e Pescoço
- Coloproctologia (em avanço)
- Otorrinolaringologia (em avanço)
- Ginecologia e Obstetrícia (em avanço)
Os hospitais contratados devem garantir todo o processo, desde a consulta pré-cirúrgica e avaliação cardiológica, até os cuidados e curativos pós-operatórios.
Como o Paciente é Encaminhado?
Os pacientes já estão na fila da rede pública e serão encaminhados para a cirurgia de acordo com critérios técnicos do Complexo Regulador do DF.
O atendimento será priorizado próximo à residência do paciente, sempre respeitando a ordem de solicitação do procedimento.
#OperaDF #CirurgiasEletivasDF #SaúdeDF #GDF





