Distrito Federal pode criar comitê contra crimes cibernéticos

Distrito Federal pode criar comitê contra crimes cibernéticos
Plenário da Câmara Legislativa do DF durante sessão ordinária. Debates políticos sobre o Distrito Federal. Carolina Curi/Agência CLDF

Os crimes virtuais estão em alta. Por isso, a deputada Doutora Jane propôs um projeto de lei para criar um comitê de combate a crimes cibernéticos no Distrito Federal. O objetivo é unir forças e proteger você.

O que é o Comitê CDTCiber/DF?

O Projeto de Lei nº 1984/2025 cria o Comitê de Diretrizes Procedimentais e Troca de Informações para o Combate aos Crimes Cibernéticos (CDTCiber/DF).

  • Objetivo: Integrar órgãos públicos para prevenir, investigar e punir crimes virtuais.
  • Composição: Terá representantes da Polícia Civil (PCDF), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria de Economia (SEE) e Secretaria de Justiça (SEJUS).
  • Importante: A criação do comitê não gera novos custos ou cargos públicos.

Por Que o DF Precisa Desse Comitê?

O avanço da tecnologia trouxe golpes bancários, clonagem de contas e fake news. O Distrito Federal é um alvo preferencial dos criminosos por concentrar muitos órgãos públicos e instituições financeiras.

A deputada Doutora Jane destacou a necessidade de agir em conjunto: “O combate aos crimes cibernéticos exige integração e diálogo constante entre os órgãos públicos.”

Foco em Prevenção e Proteção

O comitê vai funcionar como um espaço de cooperação, estudos e, principalmente, ações preventivas para proteger os cidadãos e as instituições do DF.

O projeto está alinhado com leis importantes como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e o Marco Civil da Internet. A expectativa é que, com o CDTCiber/DF, Brasília se torne um modelo nacional em segurança digital.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.