Mais de 6 Mil pessoas participam dos Consegs no DF
A segurança pública no Distrito Federal está mais próxima do cidadão. Os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) viraram um canal forte de participação. De janeiro a setembro deste ano, mais de 6 mil pessoas estiveram nas reuniões.
O resultado dessa parceria? Cerca de 2,4 mil pedidos e sugestões foram enviados aos órgãos do governo.
“Os Consegs são a expressão da democracia participativa na segurança pública. É onde a voz do cidadão encontra o poder público,” diz a vice-governadora Celina Leão.
O Que é o Consegs?
É um espaço de diálogo mensal entre a comunidade, as forças de segurança (PMDF, PC-DF, etc.) e o governo. O objetivo é ouvir os problemas e buscar soluções locais.
A necessidade de dar mais força a esse trabalho fez o GDF criar, neste ano, uma Subsecretaria específica para os Consegs.
O Secretário de Segurança, Sandro Avelar, reforça: “A participação de mais de seis mil pessoas neste ano mostra o quanto a população tem se engajado nesse processo.”
O Que a Comunidade Pede?
O DF tem hoje 46 conselhos ativos (36 urbanos e 10 rurais). Os pedidos são variados e focam no dia a dia:
- Perturbação do sossego.
- Melhoria da iluminação pública.
- Segurança nas escolas e no trânsito.
- Patrulhamento rural e videomonitoramento.
A Polícia Militar do DF (PMDF) se destacou, resolvendo 74,5% das solicitações que recebeu.
Foco no Campo
Uma grande novidade é a expansão dos Consegs rurais, que agora fazem parte do eixo Campo Mais Seguro. Já são dez conselhos rurais, como em Lago Oeste, PAD-DF e Planaltina Rural.
O Subsecretário Gustavo Danzmann explica que o diálogo com o campo ajuda a entender as necessidades únicas, como rotas de escoamento e segurança em áreas de fronteira.
Participe! Sua voz faz a segurança ser mais eficiente e perto de você.





