Idosos do DF abrem outubro prateado com aulas de trânsito
Em 1º de outubro, Dia da Pessoa Idosa, mais de 150 participantes do programa Viver 60+ tiveram uma manhã diferente. Ação do DER-DF e da Sejus-DF levou o grupo para uma experiência inédita na Transitolândia.
A visita marcou a abertura oficial do Outubro Prateado, mês dedicado à valorização do envelhecimento saudável no Distrito Federal.
Aprender e se Divertir na Mini-Cidade
A Transitolândia é a Escola Vivencial de Trânsito do DER-DF. Os idosos dos polos de Planaltina e Sobradinho participaram de:
- Teatro educativo e palestra sobre segurança viária.
- Passeio de carrinho elétrico pela minicidade.
- Lanche coletivo e confraternização.
A participante Maria Eunice Bezerra, 72 anos, disse que se encantou e aprendeu “como ter mais cuidado nas ruas e até como atravessar a faixa da maneira certa.”
Segurança e Autonomia
A iniciativa reforça a importância de garantir a segurança e a autonomia das pessoas idosas no dia a dia.
“O Viver 60+ é um programa presente em diversas regiões do DF, que oferece atividades de lazer, saúde e cidadania… O aprendizado no trânsito é mais um passo para garantir segurança e bem-estar a essa população,” destacou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Enquanto isso, os outros 32 polos do programa realizaram atividades simultâneas, como ginástica, dança e práticas de bem-estar.
O Outubro Prateado terá uma agenda cheia de oficinas, passeios culturais e os tradicionais bailes em várias regiões do DF.





