Acordo para integrar produção acadêmica às políticas públicas
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e a Universidade de Brasília (UnB) assinaram um acordo importante. A parceria busca ligar o conhecimento da academia com a criação de leis e políticas públicas.
Ciência a Serviço da População
O Acordo de Cooperação Técnica nº 21/2025 fará com que pesquisas de estudantes da UnB virem base para novos projetos de lei no DF. O foco são temas ligados à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), como saúde, educação e direitos humanos.
O presidente da CLDF, Wellington Luiz, destacou o avanço:
“Nós teremos resultados positivos para a população do DF em um curto espaço de tempo com esse acordo. É uma forma de aproximar a Câmara da comunidade científica”.
A reitora da UnB, Rozana Naves, ressaltou que os alunos moram e conhecem a realidade do DF, o que torna as pesquisas muito valiosas para a política local.
Como a Parceria Vai Funcionar?
A colaboração será prática e direta:
- Seleção de Pesquisas: A UnB vai escolher de 10 a 15 trabalhos por ano com potencial para aplicação em políticas públicas.
- Diálogo Direto: Os estudantes autores desses trabalhos vão apresentar suas pesquisas em audiências públicas na CLDF, falando diretamente com os deputados.
- Divulgação: Os trabalhos selecionados serão publicados e divulgados pela CLDF e UnB.
Com vigência de 24 meses, o acordo quer garantir que o conhecimento produzido na universidade traga benefícios diretos para a vida dos moradores do DF.





