Alunos debatem uso consciente das redes em podcast
Estudantes do Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga (Cemeit) foram os protagonistas de uma live sobre segurança digital. O evento, organizado pela Secretaria de Educação do DF (SEEDF), celebrou os dois anos da Assessoria Especial de Cultura de Paz e discutiu como usar a internet de forma mais segura.
O que foi discutido?
O debate, chamado “Sobrevivência Digital: Cuidados nas Redes“, contou com a participação da doutora em Tecnologia e Sociedade, Cineiva Campoli, e dos alunos Wellington Lima e Maria Eduarda Marques.
Eles conversaram sobre temas importantes para os jovens, como:
- Autoproteção nas redes sociais: A importância de não aceitar qualquer solicitação de amizade. O aluno Wellington comparou a cautela online com a segurança em casa, lembrando que “não se deixa a porta aberta para estranhos”.
- Saúde mental: A aluna Maria Eduarda alertou sobre os riscos de se comparar com a vida “perfeita” de influenciadores e celebridades, destacando que “nem tudo ali é verdade”.
- Protagonismo juvenil: A doutora Cineiva Campoli reforçou o papel dos jovens como “agentes de proteção” na internet, capazes de ensinar crianças, pais e idosos a navegar de forma mais segura e a identificar notícias falsas.
O evento também ressaltou o papel da escola em promover a felicidade fora das telas, com atividades esportivas e culturais, e reforçou o trabalho do Grupo de Enfrentamento à Depressão e Suicídio (GEDS) do Cemeit.





