Teleconsultas chegam a mais UPAs em Brasília

Teleconsultas chegam a mais UPAs em Brasília

A saúde pública do Distrito Federal está mais moderna. Agora, a teleconsulta já está disponível em cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), trazendo mais agilidade e facilidade para os pacientes. O serviço, que começou na UPA de Vicente Pires, já chegou a Samambaia, Gama e Ceilândia I e II.

Desde maio, mais de 5,5 mil pessoas já foram atendidas. A meta é que, até o fim do ano, as 13 UPAs administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF) ofereçam o serviço.

Uma experiência que muda a espera

O objetivo do projeto é dar mais rapidez a quem busca atendimento para casos menos urgentes. O presidente do IgesDF, Cleber Monteiro, explica que a ideia é “incorporar tecnologia, mantendo o cuidado próximo e humanizado”. Com a teleconsulta, as salas de espera ficam mais vazias e o paciente recebe um cuidado mais rápido.

A estudante Gabriela Silva foi uma das primeiras a testar o serviço. Ela chegou à UPA com dores no abdômen, e achou que teria que esperar por muito tempo. Para sua surpresa, a equipe ofereceu a teleconsulta, e ela foi atendida na hora. “A médica apareceu na tela, analisou meus exames, fez perguntas, explicou meu quadro e prescreveu o tratamento. Foi rápido, eficiente e muito acolhedor”, relata.

Como funciona

O processo é simples. Após a triagem, o paciente é convidado a participar de uma consulta por vídeo. Se aceitar, ele é levado para uma sala especial com câmera e microfone. Um médico faz o atendimento remotamente, podendo:

  • Pedir exames.
  • Prescrever medicamentos.
  • Emitir atestados.
  • Encaminhar para atendimento presencial, se necessário.

O atendimento é seguro e garante que os pacientes comecem o tratamento o quanto antes. A iniciativa ajuda a evitar que os casos se agravem, além de ensinar o paciente a usar a rede de saúde de forma mais inteligente.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.