400 estudantes da rede pública no Festival de Cinema de Brasília

400 estudantes da rede pública no Festival de Cinema de Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) levou cerca de 400 alunos da rede pública para o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Os estudantes assistiram ao filme “Hora do Recreio”, um documentário que fala sobre os desafios da educação no Brasil.

Conexão entre cinema e realidade

O filme, dirigido por Lúcia Murat, usa a visão de adolescentes para abordar temas importantes como violência, racismo, feminicídio e evasão escolar. A exibição faz parte do projeto Territórios Culturais, uma parceria entre as secretarias de Cultura (Secec) e Educação (SEEDF).

Após a sessão, os alunos participaram de um debate com a diretora. Lúcia Murat reforçou a importância de levar o cinema para a juventude: “Esse filme foi feito para eles. A gente precisa criar políticas públicas que permitam que esses jovens tenham acesso ao cinema em boas condições”.

Emoção e reflexão

A estudante Ana Clara Cardoso se emocionou com o filme. “O filme trouxe assuntos pesados de forma leve. São questões que a gente vive no dia a dia”, disse. Ela percebeu a conexão do filme com um curta que sua turma havia produzido e sentiu-se inspirada a trabalhar com o audiovisual.

A professora Silvia Eulália de Sousa Leite destacou a importância da atividade. “O filme cria um espaço de escuta para os jovens, algo que eles pedem sempre e que nem sempre encontram”, comentou. Para ela, esses momentos são essenciais para fortalecer a autoestima dos estudantes.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.