Fórum de Educação Ambiental destaca projetos criativos nas escolas
Em homenagem à Semana do Cerrado, professores de escolas públicas do Distrito Federal se reuniram no VII Fórum Permanente de Educação Ambiental. O evento, realizado no Ibama, teve como tema “Justiça Climática” e mostrou como as escolas estão inovando para ensinar sobre sustentabilidade.
Segundo o professor José Ricardo Neto, o fórum serve para que professores se inspirem uns nos outros e criem projetos de educação ambiental. O objetivo é dar visibilidade ao trabalho feito em sala de aula.
Inovação nas Escolas
Dois projetos de destaque foram apresentados pelas escolas EC 02 do Guará e Escola Classe Paraná de Planaltina: a criação de uma ecomoeda. Os alunos coletam resíduos recicláveis, como garrafas e latas, que são trocados por dinheiro para a escola. Os estudantes, então, decidem juntos como usar o valor arrecadado, seja para reformar o ginásio ou organizar festas.
A inciativa é um exemplo de como a educação ambiental pode ser prática e engajadora, mostrando a importância da reciclagem e da economia circular.
Parceria Pela Sustentabilidade
A subsecretária Vera Barros destacou a importância do fórum como um “chamado a um compromisso coletivo com o futuro”. O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, reforçou que a educação ambiental é essencial para evitar muitos problemas ambientais, e que a parceria com as escolas é fundamental para criar estratégias mais eficazes.





