O que acontece com Bolsonaro após decisão do STF?
O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão. A decisão, que ocorreu nesta quinta-feira (11/9), foi por crimes como golpe de Estado e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Essa é a primeira vez na história que um ex-presidente é condenado por um crime desse tipo. O placar do julgamento foi de 4 a 1. A defesa de Bolsonaro considera a pena “excessiva” e vai recorrer.
O Julgamento e as Acusações
A condenação de Bolsonaro se deu após sua tentativa de se manter no poder depois de perder as eleições de 2022. O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, e os ministros Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, que também votaram a favor da condenação, apontaram que o ex-presidente liderou uma organização criminosa com o objetivo de dar um golpe de Estado.
O julgamento, que durou cinco dias, também condenou outros sete réus, incluindo o ex-ministro Anderson Torres e os generais Augusto Heleno e Walter Braga Netto. O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, que fez delação premiada, recebeu uma pena mais leve.
Os Próximos Passos do Processo
Apesar da condenação, Bolsonaro não será preso imediatamente. A pena só deve ser cumprida após todos os recursos serem esgotados. A defesa ainda pode apresentar recursos no Brasil e em tribunais internacionais.
No Brasil, a defesa tem prazos para apresentar recursos como os embargos declaratórios e embargos infringentes, que podem levar a uma nova discussão sobre o caso.





