DF a um passo do “Tarifa Zero”? Entenda a proposta aprovada na Câmara
O transporte público do Distrito Federal pode se tornar totalmente gratuito em até quatro anos. A Comissão de Transporte da Câmara Legislativa aprovou o projeto de lei que institui a tarifa zero. A proposta prevê a criação de um fundo para financiar o sistema, com recursos de empresas e publicidade.
Segundo o autor do projeto, deputado Max Maciel, a ideia é colocar o DF na vanguarda do transporte público gratuito. O objetivo é que a gratuidade seja implementada de forma progressiva, usando novas fontes de receita para bancar o sistema.
Tarifa Zero aos Domingos e Segurança Reforçada
Outro projeto aprovado na mesma comissão foi a proposta que consolida a tarifa zero aos domingos e feriados. O benefício já existe, mas a nova lei o torna um direito mais seguro, evitando que seja revertido por decreto.
Além disso, a comissão também aprovou um projeto que obriga os aplicativos de transporte a terem um “botão do pânico“. A ferramenta enviaria informações da viagem diretamente para a Polícia Militar, garantindo mais segurança para passageiros e motoristas.
Agora, todos esses projetos seguem para serem votados nas outras comissões da Câmara Legislativa.





