DF a um passo do “Tarifa Zero”? Entenda a proposta aprovada na Câmara

DF a um passo do “Tarifa Zero”? Entenda a proposta aprovada na Câmara
4ª Reunião Ordinária da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU), no dia 10 de setembro de 2025 às 10 horas na Sala de Reunião das Comissões Pedro de Souza Duarte. Mesa: Deputado Gabriel Magno (PT) Deputado Max Maciel (PSOL) Deputado Fábio Félix (PSOL) A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) analisa matérias referentes ao transporte público, coletivo e individual, privado, de frete e de carga, rodoviário e metroviário, bem como as propostas sobre planejamento e exploração dos serviços de transporte e política de mobilidade urbana. Foto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF

O transporte público do Distrito Federal pode se tornar totalmente gratuito em até quatro anos. A Comissão de Transporte da Câmara Legislativa aprovou o projeto de lei que institui a tarifa zero. A proposta prevê a criação de um fundo para financiar o sistema, com recursos de empresas e publicidade.

Segundo o autor do projeto, deputado Max Maciel, a ideia é colocar o DF na vanguarda do transporte público gratuito. O objetivo é que a gratuidade seja implementada de forma progressiva, usando novas fontes de receita para bancar o sistema.

Tarifa Zero aos Domingos e Segurança Reforçada

Outro projeto aprovado na mesma comissão foi a proposta que consolida a tarifa zero aos domingos e feriados. O benefício já existe, mas a nova lei o torna um direito mais seguro, evitando que seja revertido por decreto.

Além disso, a comissão também aprovou um projeto que obriga os aplicativos de transporte a terem um “botão do pânico“. A ferramenta enviaria informações da viagem diretamente para a Polícia Militar, garantindo mais segurança para passageiros e motoristas.

Agora, todos esses projetos seguem para serem votados nas outras comissões da Câmara Legislativa.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.