Modelo de sucesso com mais de 98% de aprovação

Modelo de sucesso com mais de 98% de aprovação

As escolas de gestão compartilhada cívico-militares do Distrito Federal estão mostrando resultados impressionantes. Com um modelo que une a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública, essas 25 unidades de ensino alcançaram mais de 98% de aprovação entre alunos, pais, professores e funcionários.

Os dados, coletados em 11 escolas, revelam a satisfação com a iniciativa. O destaque é o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 17 de Taguatinga, que, mesmo tendo adotado o modelo recentemente, registrou a maior nota: 98,3%.

Segundo a diretora Andréia Ferreira, a mudança foi perceptível. “Os pais colocaram na pesquisa o quão agradável e seguro está o ambiente para os alunos. A gestão compartilhada está mudando a nossa realidade”, comenta.

Disciplina e segurança que transformam vidas

O modelo de gestão compartilhada foca em áreas de maior vulnerabilidade, com o objetivo de criar um ambiente escolar mais seguro e de maior qualidade. A presença de militares na rotina escolar, que dão suporte aos educadores, contribui para um aumento da disciplina, do comprometimento e da segurança.

Para o estudante David Vinicius Durães, 16 anos, a mudança foi pessoal. Após deixar a escola por problemas disciplinares, ele retornou e hoje sonha com uma carreira militar, vendo a disciplina como uma oportunidade de crescimento. “Antes eu era um aluno que não seguia normas. Hoje entendo isso como uma oportunidade para evoluir”, conta.

A aluna Ana Luíza Batista, 14, concorda. “Antes tinha muitas intrigas. Agora, com regras e rotina, todo mundo segue certinho”, afirma. Taylaine Melo, 15, que sonha em ser médica, também notou a melhora. “Minhas notas eram bem baixas, mas este ano aumentaram bastante. Está bem melhor”.

O impacto também é sentido pelas famílias. A dona de casa Cláudia da Silva, mãe de dois alunos, notou a diferença na segurança e no comportamento dos filhos. “Meu filho já sofreu agressão psicológica na porta da escola e isso nunca mais aconteceu, agora ele vai e volta tranquilo”, relata.

O modelo, que já rendeu ao DF três das escolas com melhor desempenho no Ideb da rede pública, continuará se expandindo. O plano do governo é chegar a 40 instituições até 2026, levando educação de qualidade e mais segurança para mais jovens do Distrito Federal.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.