Lago Norte e Itapoã recebem mutirão de limpeza
Em uma ação para combater a dengue, o Governo do Distrito Federal (GDF) realizou mutirões de limpeza no Lago Norte e no Itapoã. A iniciativa faz parte do programa GDF Presente e teve como objetivo remover entulhos que podem servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti.
No Lago Norte, a equipe recolheu 60 toneladas de entulho. Já no Itapoã, foram removidas 28 toneladas. Segundo o coordenador do GDF Presente, Junior Carvalho, o trabalho é uma ação preventiva que acontece em todo o DF.
O administrador do Itapoã, Dilson Bulhões, explicou que a ação é planejada em parceria com a Vigilância Ambiental. “Eles passam as localidades para que a administração, juntamente com a Vigilância Ambiental e o GDF Presente, possa fazer ações recolhendo esses inservíveis para que, quando as chuvas chegarem, não tenhamos problema com a doença”, disse.
O GDF tem intensificado as ações contra a dengue. Entre janeiro e maio de 2025, os casos prováveis da doença no Distrito Federal tiveram uma redução de cerca de 97% em comparação com o mesmo período de 2024.





