Alunos do DF embarcam em intercâmbio para o Reino Unido
O sonho se tornou realidade para 102 estudantes da rede pública do DF. Nesta quinta-feira (4), eles embarcaram para o Reino Unido, onde vão participar do programa de intercâmbio Pontes para o Mundo. A iniciativa, financiada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), proporciona uma imersão cultural e linguística completa.
A primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, que também estudou em escola pública e idealizou o programa, acompanhou a despedida dos estudantes e destacou a importância da viagem como um instrumento de inclusão social. “É a oportunidade de os pais olharem para os seus filhos e conseguirem constatar, comprovar que eles estão crescendo e estão preparados para conquistar o mundo”, afirmou.
Uma chance para mudar o futuro
Os alunos que embarcaram terão aulas e se conectarão com estudantes do mundo todo. Além disso, a experiência visa a prepará-los para os desafios da vida adulta. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, que também acompanhou o grupo, ressaltou que a viagem vai “enriquecer o conhecimento pessoal” dos alunos, que sairão de casa para viver uma nova cultura.
O estudante Cauã Diniz, de 16 anos, de Planaltina, disse que a viagem é a realização de um sonho antigo. Já Nicole Gomes, de 16, de Ceilândia, espera voltar do intercâmbio “uma outra pessoa”.
Para o próximo ano, a expectativa é que o programa Pontes para o Mundo ofereça 400 vagas e se expanda para outros países, como Japão, Alemanha e Espanha. O GDF também prepara um projeto de lei para que a iniciativa se torne um programa permanente, garantindo a continuidade, independentemente da gestão.





