Estudantes de escolas públicas do DF ganham o mundo
Um sonho para muitos, uma realidade para 102 estudantes do Distrito Federal. Eles foram selecionados para o programa Pontes para o Mundo, uma iniciativa do GDF que oferece a alunos da rede pública a chance de fazer um intercâmbio no Reino Unido.
Neste sábado (23), os jovens receberam os kits de viagem em uma cerimônia que marcou a reta final antes do embarque em setembro. A experiência internacional terá 17 semanas de duração, com atividades acadêmicas e culturais.
O programa, idealizado pela primeira-dama Mayara Noronha Rocha em parceria com a Secretaria de Educação (SEEDF), recebeu elogios do governador Ibaneis Rocha, que participou do evento. “É uma experiência muito boa para esses estudantes que talvez não tivessem nenhuma expectativa de conhecer um outro país”, afirmou.
O programa vai crescer
Durante o encontro, o governador anunciou uma grande novidade: a próxima edição do programa terá 400 vagas e a inclusão de novos países como Japão, Alemanha e Espanha.
Além disso, um projeto de lei será enviado à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para tornar o Pontes para o Mundo um programa permanente.
Uma chance para o futuro
A empolgação é grande entre os selecionados. A estudante Isabelle Neris dos Santos Alencar, de 16 anos, resumiu o sentimento de muitos: “É minha primeira viagem internacional e considero uma grande oportunidade. Sem o apoio do GDF, eu não teria condições de realizar esse sonho”.
O intercâmbio promete transformar a vida dos jovens, oferecendo novas perspectivas e conhecimentos. Segundo a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, a experiência “vai ser um divisor de águas na vida deles”.





