Como lidar com a situação de rua? Sedes-DF discute o tema em videocast
Entender a complexidade da vida nas ruas e como ajudar quem está nessa situação. Esse foi o principal assunto do novo episódio do videocast Papo Social, lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF). O programa está disponível no canal da pasta no YouTube.
O debate acontece em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, comemorado em 19 de agosto. No episódio, o subsecretário de Assistência Social da Sedes, Coracy Chavante, falou sobre as diferentes razões que levam as pessoas a viver nas ruas e destacou o Hotel Social, um novo modelo de acolhimento em Brasília.
Ações para ajudar quem está nas ruas
Coracy Chavante explicou que as ações de assistência social são pensadas para atender a complexidade de cada caso. “Não é simples atender a população em situação de rua. Na verdade, é um dos maiores desafios do Estado, porque eles romperam vínculos familiares, comunitários”, disse ele.
A Sedes-DF conta com diferentes serviços:
- Centro Pop: atendimento e suporte durante o dia.
- Pernoite (Hotel Social): estadia provisória para passar a noite.
- Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas): profissionais que vão até as pessoas para entender suas histórias e criar um vínculo de confiança.
O objetivo é oferecer o suporte necessário para que a pessoa possa reconstruir sua vida, abordando as raízes do problema e não apenas o deslocamento de um lugar para o outro.





