Apenas metade das doses de vacina contra a dengue é aplicada

Apenas metade das doses de vacina contra a dengue é aplicada

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) faz um alerta: a procura pela vacina da dengue está baixa. Segundo dados recentes, apenas 56,6% das crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos receberam a primeira dose. A situação é ainda mais crítica para a segunda dose, com apenas 30,5% da faixa etária completando o esquema vacinal.

A vacina está disponível desde o ano passado na rede pública de saúde e a meta é imunizar 90% dessa população.

Por que a segunda dose é importante?

A proteção contra a dengue só é completa após a segunda dose. A gerente da Rede de Frio da SES-DF, Tereza Luiza Pereira, explica que a eficácia da vacina chega a 80,2% após a imunização completa. Já para evitar casos graves da doença e hospitalização, a proteção é de 90,4%.

Quem toma apenas a primeira dose tem uma proteção muito menor, por volta de 40%. Por isso, é fundamental completar o ciclo. A vacina é a principal ferramenta para evitar as formas mais graves da doença.

Vacinação em mais de 100 pontos

A vacina é oferecida gratuitamente em mais de 100 pontos de vacinação em todo o DF. Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos podem procurar a unidade de saúde mais próxima para se imunizar. A SES-DF reforça que essa faixa etária é a que mais sofre com internações e mortes por dengue no país.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.