Novo plano de mobilidade do DF quer calçadas e ciclovias melhores
O Distrito Federal está elaborando um novo plano de transporte, o PDTU. O objetivo é melhorar a vida de quem anda a pé ou de bicicleta, com mais segurança e conforto. A ideia é criar calçadas acessíveis, ciclovias conectadas e integrar esses meios de transporte ao coletivo.
O diagnóstico feito para o plano mostra que, apesar dos 712 km de ciclovias, a maior parte delas está desconectada. Além disso, as calçadas precisam de reformas e mais iluminação.
Participe das discussões
Para discutir as propostas, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) fará oficinas e audiências públicas até o dia 4 de setembro. Os encontros serão à noite, para que mais pessoas possam participar.
Os estudos, que usaram dados de pesquisa e até de telefonia móvel, mostram a importância de cuidar do pedestre. Afinal, as pessoas que andam a pé são vítimas em 35% dos acidentes de trânsito no DF.
O PDTU quer propor soluções, como reduzir a velocidade em algumas vias e melhorar as travessias, para que as pessoas possam deixar o carro em casa e usar a bicicleta ou caminhar com mais segurança.





