Hospital de Base terá novo centro cirúrgico com 16 salas de alta tecnologia
O Hospital de Base (HBDF) vai ganhar um novo e moderno centro cirúrgico. Com investimento de R$ 13,5 milhões, a obra começa este mês e deve durar nove meses. O projeto é do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF).
A nova estrutura terá 16 salas de cirurgia, sendo duas com tecnologia de ponta. Também haverá uma sala de recuperação com 18 leitos e áreas de apoio para as equipes. O objetivo é aumentar a capacidade de atendimento e a eficiência do hospital.
Mais tecnologia e conforto
As novas salas serão equipadas com sistemas que conectam equipamentos e imagens em tempo real, o que melhora a precisão das cirurgias. A nova área terá uma ambiência moderna, com climatização e mais espaço para o conforto e a segurança de pacientes e profissionais de saúde.
Toda a construção seguirá as normas sanitárias mais rigorosas, garantindo um ambiente seguro e controlado contra infecções.
O centro cirúrgico atual continuará funcionando normalmente durante toda a obra para que os atendimentos não sejam interrompidos. Em julho de 2025, o hospital bateu recorde com 1.326 cirurgias realizadas.
Referência na saúde pública
O Hospital de Base é um dos maiores do país e a principal referência em procedimentos de alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal.
Segundo o presidente do IgesDF, Cleber Monteiro, a nova estrutura está à altura da importância do hospital. A expectativa é que o novo centro ajude a reduzir filas, otimize o trabalho e qualifique ainda mais os atendimentos para a população.





