Os Ipês de Brasília inspiram arte e negócios na capital
A floração dos ipês transforma Brasília em um verdadeiro espetáculo de cores. Símbolo da cidade, a árvore inspira não só quem admira a paisagem, mas também artistas e empreendedores. O artesão Felipe Andrade dos Santos, conhecido como “jardineiro dos metais”, é um desses exemplos.
Ele transforma fios de arame em delicadas esculturas de ipês, galhos e outras formas da natureza. A ideia surgiu na pandemia e se tornou sua nova profissão.
Artesanato de Brasília em Destaque
Felipe é um dos muitos artesãos que recebem apoio do projeto Artesanato de Brasília, uma iniciativa da Secretaria de Turismo (Setur-DF). O projeto oferece espaços para exposição e venda em shoppings e na Feira do Guará, o que ajuda a dar mais visibilidade para o trabalho de artistas locais.
A iniciativa tem dado resultados:
- Mais de mil novos cadastros em 2024.
- Aumento de 33% nas vendas no último ano.
- Arrecadação de mais de R$ 2 milhões.
O apoio do projeto é essencial para muitos artesãos, que agora podem viver de sua arte e levar a cultura de Brasília para outros lugares.
A Beleza dos Ipês em Números
Os ipês florescem em diferentes épocas, pintando a cidade de roxo, amarelo, rosa e branco. A beleza da árvore é tão importante que até gerou um aplicativo, o Ipês App, que mapeia as árvores floridas para que todos possam admirá-las.
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) tem plantado milhares de mudas, e a cidade hoje conta com cerca de 270 mil árvores de ipê.





