Espetáculo “O Sumiço da Alembrança” estreia com entrada franca

Espetáculo “O Sumiço da Alembrança” estreia com entrada franca

A atriz e brincante Luciana Meireles celebra 20 anos de carreira com a estreia de seu novo espetáculo solo, “O Sumiço da Alembrança”. A peça, inspirada em folguedos populares brasileiros, convida o público a refletir sobre a importância da memória para nossa identidade cultural. A estreia acontece nos dias 2 e 3 de agosto, às 19h, no Complexo Cultural de Samambaia, com entrada gratuita e classificação livre.

Em cena, Luciana dá vida à personagem Maria das Alembranças, uma figura que mistura contação de histórias, palhaçaria e máscaras para nos lembrar de que a memória é uma “tecnologia ancestral de manutenção da vida”.

Memória, ancestralidade e protagonismo feminino

Com direção de Cibele Mateus (SP), “O Sumiço da Alembrança” discute como as tecnologias digitais afetam nossa cultura e reforça a busca por uma nova visão da história do Brasil, sob outros pontos de vista. Luciana Meireles, reconhecida pelo Prêmio FAC Cultura Mulher em 2023, lidera a coletiva Casa Moringa e há 12 anos trabalha com a figura de Maria das Alembranças.

“Acredito que, para compreender a vida e dar sentido a quem somos, precisamos desse olhar afetivo para nossas raízes”, afirma Luciana.

O projeto, que levou um ano para ser desenvolvido, conta com uma equipe majoritariamente feminina, com talentos como Mestra Tetê Alcândida, Lua Cavalcante, Maria Villar, Ana Quintas e Lyris Catarina.

Samambaia: palco da cultura

A escolha do Complexo Cultural de Samambaia para a estreia não é por acaso. Luciana Meireles é moradora e ativista cultural da cidade, e a iniciativa busca valorizar os espaços culturais fora do Plano Piloto.

Durante o mês de agosto, “O Sumiço da Alembrança” também será apresentado em duas escolas públicas de Samambaia, levando a arte e a reflexão sobre a memória para ainda mais pessoas.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.