Sociedade civil é convidada para planejar o transporte do DF
A população do Distrito Federal terá voz ativa na atualização dos planos de transporte e mobilidade. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) abriu um edital para que organizações e entidades da sociedade civil façam parte da Comissão de Gestão Participativa e Democrática (CGPD).
Serão dez vagas para representantes de diversas áreas, como entidades civis em geral, empresariais (ligadas a desenvolvimento urbano, comércio, serviços, indústria, produção rural) e do setor de transporte e mobilidade. Essa diversidade garante que muitas visões sejam consideradas.
Como se inscrever
As inscrições são online e vão de 29 de julho a 4 de agosto. Para participar, as entidades devem:
- Acessar o site da Semob.
- Preencher o formulário.
- Enviar a documentação exigida em PDF.
- Comprovar atuação de, no mínimo, um ano na área e ter CNPJ ativo.
Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade do DF, destaca a importância da participação: “A participação ativa das entidades da sociedade civil na comissão é fundamental para aprimorar os planos de transporte e mobilidade do DF. Este chamamento público demonstra nosso compromisso com uma gestão transparente e colaborativa, visando construir soluções inclusivas e inovadoras que atendam às necessidades reais dos cidadãos, com foco em acessibilidade e sustentabilidade”.
A Comissão de Gestão Participativa e Democrática terá um papel fundamental na atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e na criação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (Pmus). Eles vão aprovar calendários, contribuir com as metodologias e acompanhar todas as etapas, além de participar de oficinas e audiências públicas.





