Luta contra o câncer no DF, reduz fila de espera em 43,6%
O programa “O câncer não espera. O GDF também não“, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), está mostrando resultados positivos. A fila de pacientes oncológicos no DF foi reduzida em 43,6%, e o tempo de espera caiu em até 60%. Desde o início da ação, 198 pacientes já foram atendidos, e 95 iniciaram o tratamento.
Em março, a fila de espera para oncologia tinha 889 pacientes, e a de radioterapia, 630. Com o programa, esses números caíram para 501 na oncologia e 354 na radioterapia, uma redução de 43,6% e 43,8% respectivamente.
Menos espera, mais agilidade
O tempo de espera também diminuiu bastante. A fila oncológica, que era de 81 dias, agora é de 46 dias. Já a fila radioterápica passou de 87 para 34 dias. Isso significa uma redução de 43,2% e 60,9% no tempo de espera.
O secretário de Saúde, Juracy Lacerda, destaca a importância da agilidade: “Com o programa, os pacientes oncológicos estão esperando menos. Estamos reduzindo significativamente a lista e o tempo de espera, contribuindo para a regularização do fluxo em toda a rede.”
Os tipos de câncer mais comuns entre os pacientes atendidos pelo programa são os de próstata, mama, cólon e pulmão, afetando principalmente pessoas entre 55 e 70 anos. O programa prevê 1.383 novos tratamentos em três meses, com um investimento de mais de R$ 14 milhões.
Um dos desafios, porém, é o não comparecimento às consultas: 51 pacientes convocados não apareceram para a triagem.
O tratamento começa na Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o paciente é encaminhado para especialistas, exames e, por fim, para o tratamento, que deve iniciar em até 60 dias. A equipe acompanha o paciente em todas as etapas, desde os exames até a quimioterapia e radioterapia.





