Aeroporto de Brasília no combate ao tráfico de pessoas

Aeroporto de Brasília no combate ao tráfico de pessoas

O Aeroporto de Brasília se tornou palco de uma importante ação contra o tráfico de pessoas nesta terça (29) e quarta-feira (30). A iniciativa, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) em parceria com a Inframerica, faz parte da campanha Coração Azul.

Entenda a Ação

Durante os dois dias, passageiros serão abordados e receberão materiais educativos. A ação busca informar e prevenir, mostrando os riscos do tráfico de pessoas.

Nesta terça, colaboradores do aeroporto também receberam treinamento. O objetivo é que eles saibam como identificar possíveis vítimas e agir em situações suspeitas. Na quarta-feira, a ação ocorre pela manhã, das 6h às 11h.

O Que é a Campanha Coração Azul?

Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a campanha Coração Azul alerta sobre a gravidade do tráfico de pessoas e busca mobilizar esforços contra a exploração humana. A secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani, destaca: “O tráfico de pessoas é um crime silencioso, cruel e extremamente organizado, que se aproveita das vulnerabilidades humanas.”

Representantes da Sejus-DF, OIM e do Comitê Distrital de Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos estarão na Rampa A do terminal. Eles estarão disponíveis para conversar com a população e orientar sobre como identificar e combater esse crime.

Tráfico de Pessoas: Um Crime que Explora Vulnerabilidades

O tráfico de pessoas afeta principalmente quem está em situação de vulnerabilidade, como migrantes, mulheres e pessoas em condições socioeconômicas precárias. Os números são preocupantes:

  • Relatório Nacional sobre Tráfico de Pessoas de 2024: 362 atendimentos a vítimas, sendo 57,2% homens e 42,8% mulheres.
  • Ministério da Saúde: 304 atendimentos relacionados à violência sexual e exploração, com 62,8% mulheres e 37,2% homens.
  • Disque 100: Mais de um caso por dia em média no Brasil.
  • Distrito Federal (2024): Oito vítimas já foram atendidas.

Esses dados reforçam a importância de ações como a do Aeroporto de Brasília para informar e proteger.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.