Mais da metade dos domicílios do DF tem animal de estimação!
Se você acha que o Distrito Federal é uma cidade amiga dos animais, a ciência confirma! Uma pesquisa recente do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) revelou que mais da metade dos domicílios do DF (55%) tem pelo menos um animal de estimação.
A Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios Ampliada (Pdad-A) de 2024 mostrou que são cerca de 837 mil pets vivendo em 679,7 mil lares na capital federal.
E quem lidera o ranking dos bichinhos mais amados? Os cachorros! Eles estão em 45,8% das casas, seguidos de gatos, aves e outros animais.
O estudo ainda apontou que a maioria dos lares do DF tem apenas um animal de estimação. As regiões do Sudoeste/Octogonal (67,3%) e Cruzeiro (67%) se destacam por essa concentração de lares com um único pet.
Onde os Pets Moram no DF?
Quando o assunto é a quantidade total de animais, Ceilândia aparece no topo, com aproximadamente 63 mil pets. Na outra ponta, o SIA tem pouco mais de 1.000 animais.
Na área urbana do DF, as regiões com maior percentual de domicílios com bichos de estimação são Park Way e Vicente Pires.
Para Francisca Lucena, diretora de Estatística e Pesquisa Socioeconômica do IPEDF, essa pesquisa é fundamental. Ela serve para orientar quem cria e executa ações e políticas de cuidado e proteção aos animais.
“A Pdad-A 2024 é uma coleta domiciliar e amostral, que traz informações sobre as características dos domicílios, sua infraestrutura e cercanias, bem como de seus moradores”, explicou Francisca. Foram quase 25 mil entrevistas realizadas ao longo de dez meses. A pergunta sobre pets foi mantida por ser importante para os gestores que trabalham com a causa animal.





