Cerrado Cup agita shoppings com e-sports e prêmios em dinheiro
Prepare os controles! O Cerrado Cup, um circuito itinerante de e-sports, está agitando o Distrito Federal. Com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF), o evento, que tem investimento de R$ 990 mil, está neste fim de semana no Alameda Shopping, em Taguatinga, das 10h às 22h, e depois segue para outros shoppings. A ideia é celebrar a cultura gamer, oferecer disputas gratuitas e levar tecnologia a todos.
A primeira etapa, em Taguatinga, começou na terça (15) e vai até este domingo (20), com classificatórias. O circuito continua em:
- JK Shopping: Inscrições de 22 a 27 de julho, classificatórias de 25 a 27 de julho.
- Venâncio Shopping: Inscrições de 29 de julho a 3 de agosto, classificatórias de 1º a 3 de agosto.
A grande final, com prêmios em dinheiro para os vencedores, será no Pier 21, entre 8 e 10 de agosto.
Competições para Todas as Idades e Habilidades
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial do evento. Há categorias para Crianças, Amador, Profissional e PcD (Pessoas com Deficiência). Os jogos incluem grandes títulos como:
- Tekken 8
- Valorant
- CS:GO
- Free Fire
- League of Legends
- Gran Turismo 7
- Forza Motorsport
- EA Sports FC24
- Street Fighter 6
- Mortal Kombat 1
- Just Dance
- The King of Fighters 2002 (Arcade)
O secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, destaca que o Cerrado Cup promove “integração, acessibilidade e novas vivências esportivas para públicos de todas as idades”. Ele ressalta que o evento mostra que “o esporte vai muito além das quadras e dos campos”.
Lucas Vinícius, presidente da Anjo Games e coordenador-geral do projeto, espera 2,4 mil visitantes nas quatro etapas. “A tecnologia hoje é tão importante quanto ter um segundo idioma, praticamente. Então, a ideia é levá-la para todos, principalmente estudantes e jovens em situação de vulnerabilidade, para terem contato com o e-sport”, explica.
Diversão e Acessibilidade Garantidas
O evento atrai um público diversificado. Gabriel Rodrigues, estudante de 15 anos, está confiante na final: “Quero muito ganhar, vou dar o meu máximo”. Ele conta que os jogos conectam pessoas e já fez muitas amizades por causa do Valorant.
Maria Eduarda Dantas, 17, elogia a estrutura: “Já participei de outros dois campeonatos, e esse aqui está sendo o melhor de todos. Tem PCs, fliperamas, jogos de PS e Xbox, várias plataformas. Dá oportunidade para quem não tem [esses dispositivos] em casa”.
O autônomo Glivertton Rosa, 44, ressalta que não há idade para os e-sports: “O videogame deixou de ser simplesmente um hobby. Para aqueles que têm talento e se dedicam, é um esporte como qualquer outro e tem uma boa remuneração”.
Além das competições, o público pode se divertir nas arenas livres:
- Arena Just Dance
- Arena Corrida com simuladores realistas
- Arena Fliperama nostálgica
- Museu do Videogame Retrô, com consoles clássicos dos anos 80 a 2010.
O Cerrado Cup também prioriza a inclusão, oferecendo controles adaptados para pessoas com deficiência motora, intérpretes de Libras e infraestrutura acessível.





