Água Quente ganha obras de melhorias na infraestrutura
Água Quente, uma das mais novas regiões administrativas do Distrito Federal, está passando por uma grande transformação! O Governo do Distrito Federal (GDF) está investindo pesado em obras que trazem mais qualidade de vida para os moradores.
Às margens da DF-280, foram construídos 2,8 km de calçadas compartilhadas com meios-fios. O investimento de R$ 1 milhão veio de emenda parlamentar e a obra foi feita pela Administração Regional de Água Quente em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF). Além disso, uma camada de asfalto foi aplicada para dar mais segurança a pedestres e ciclistas na área comercial.
As obras, que duraram 15 dias, usaram muito material para garantir a segurança de quem passa e trabalha na região.
Mais Conforto no Transporte Público
A região também recebeu 20 novas paradas de ônibus, instaladas pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF). O objetivo é dar mais conforto aos usuários do transporte público.
O serralheiro Gilvan Oliveira da Silva, morador de Água Quente, conta que as melhorias impactaram seu dia a dia. “Sou motorista e uso o asfalto, sou ciclista e pedestre e uso essas calçadas. Tem ficado muito bom. [Água Quente] virou realmente uma cidade. Uma cidade de verdade.”
Ele também destaca a melhora no transporte público: “Agora tem bastante ônibus. Eu mesmo vou agora para a parada e pegar meu ônibus. Antes, o que que acontecia? A gente teria aqui duas opções, ou pedir um carro de aplicativo ou ir até a BR para pegar um ônibus.”
Equipamentos Públicos e Segurança
O motorista de aplicativo Damião Alexandre de Araújo celebra as mudanças. Ele lembra que, antes, as pessoas esperavam ônibus debaixo de sol ou chuva. “Hoje em dia já estão conseguindo ficar no abrigo”, observa.
Além disso, a região vai ganhar novos equipamentos públicos. O GDF está investindo R$ 60 milhões na construção de um centro administrativo que terá:
- Uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
- Uma Unidade Básica de Saúde (UBS)
- Três escolas
- Um batalhão da Polícia Militar
- Um Restaurante Comunitário
- Um Centro de Referência de Assistência Social (Cras)
- Uma rodoviária
“Antes, tudo que precisávamos resolver, tínhamos que ir até o Recanto das Emas. Eram muito difíceis as coisas aqui. A questão da saúde, por exemplo: a gente tinha que se deslocar para Brasília, para outros cantos”, relata o empresário Naldo Pereira.
A área da UPA já está cercada, e as obras já começaram. Água Quente também teve melhorias na iluminação pública, com a troca de lâmpadas antigas por luminárias de LED.





