Alunos do DF aprendem a lidar com dinheiro na prática e tiram boas notas

Alunos do DF aprendem a lidar com dinheiro na prática e tiram boas notas

Um projeto inovador no Distrito Federal está ensinando educação financeira para estudantes da rede pública. Com o Caminhos da Riqueza, as crianças aprendem a valorizar o dinheiro e ainda são recompensadas pelas notas!

Como Funciona o “Dinheiro das Notas”?

No Centro de Ensino Fundamental 03 de Planaltina (CEF 03), os alunos trocam suas boas notas por uma moeda especial: o XEF. Quanto melhor o desempenho nas disciplinas, mais XEFs eles ganham!

Mas atenção: se o aluno ficar de recuperação, ele perde parte do saldo. Isso incentiva a dedicação nos estudos e mostra a importância de responsabilidade.

Mais do que Guardar: Aprender a Gerir

O professor Raphael Fernandes, criador do projeto, explica que o objetivo vai além de economizar. “Queremos que eles aprendam a gerir a vida financeira, entender sobre inflação e investimentos. Quando adultos, eles vão lembrar desses conceitos e aplicá-los”, diz.

Os XEFs podem ser usados para comprar diversos produtos na “Vendinha” da escola, desde doces até materiais de papelaria e brinquedos. O professor também coloca itens mais caros para incentivar os alunos a pouparem para objetivos de longo prazo.

Um Futuro Mais Consciente

A diretora da escola, Rita Cirlene Martins de Godoi, vê o impacto positivo. “Eles se esforçam mais para ganhar esse dinheiro, o que melhora o desenvolvimento e a autonomia. É essencial começar essa educação cedo”, afirma.

Alunos como Maria Clara, Nicole e Eloisa, de 12 anos, já mostram que aprenderam a lição. Elas destacam a importância de controlar os gastos, poupar para o futuro e até ter uma “reserva de emergência”.

O projeto Caminhos da Riqueza não só ensina sobre dinheiro, mas também motiva os estudantes a irem bem na escola. Uma iniciativa que faz a diferença na vida desses jovens!

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.