Escola Classe 614 dobra vagas com nova estrutura
A comunidade de Samambaia tem motivos para celebrar! No último sábado, 12 de julho, a Escola Classe 614 recebeu dois novos blocos modulares. Com um investimento de R$ 2.886.232 do Governo do Distrito Federal (GDF), a escola ampliou suas vagas e agora pode atender o dobro de alunos.
Mais Espaço e Qualidade para a Educação Infantil
Os novos blocos adicionaram 12 salas à escola – dez para aulas e duas para secretaria e coordenação. O espaço de 2.220 metros quadrados já está sendo usado por crianças da educação infantil, de 4 a 6 anos, desde o início do ano letivo.
A vice-governadora do DF, Celina Leão, destacou a importância da obra: “Entregar esses módulos escolares é uma revolução que estamos fazendo. Já investimos mais de R$ 100 milhões nesses módulos, que dobram a capacidade escolar, como aconteceu aqui em Samambaia. Isso possibilitou, inclusive, a chegada da educação infantil à região.”
Pensando na Inclusão e no Futuro
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, explicou que os blocos foram instalados de forma estratégica em escolas com terrenos grandes e demanda alta. A Escola Classe 614, por exemplo, já tem um forte trabalho com educação inclusiva. As novas salas também ajudam a ampliar a educação em tempo integral.
Estrutura Moderna e Acessível
As novas construções foram pensadas para oferecer conforto, boa ventilação e total acessibilidade. “Os forros são mais leves, já chegam prontos da fábrica. É só montar. Aqui são dois blocos com formatos diferentes, ambos com salas arejadas, iluminadas naturalmente e com acessibilidade garantida”, disse Carlos Alberto Spies, diretor da Novacap.
A diretora da escola, Lilian Pires, conta que a ampliação era uma necessidade de 20 anos. “Nós praticamente dobramos o número de alunos: antes eram cerca de 400, agora são quase 800”, celebrou. Os espaços foram equipados com mobiliário novo, ar-condicionado e materiais pedagógicos, garantindo o melhor para as crianças.
Pais, como Fernando Araújo e Ana Carolina Muniz, destacaram a melhora na qualidade do ensino e do ambiente. “Essa ampliação agregou muito. O espaço foi bem planejado para as crianças pequenas. A qualidade da educação e do ambiente melhorou bastante”, afirmou Fernando.
Investimento no Crescimento de Samambaia
As novas salas fazem parte da política do GDF para expandir a rede pública de ensino em áreas de crescimento rápido, como Samambaia, que já tem mais de 227 mil habitantes.
Além da escola, o governo tem feito outros investimentos na região, como:
- Construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS 11).
- Inauguração de quatro Centros de Educação da Primeira Infância (Cepis).
- Inauguração do Hospital Modular Acoplado de Samambaia, para reforçar o atendimento em saúde.





