Três vias perigosas do DF ficam mais seguras e zeram mortes

Três vias perigosas do DF ficam mais seguras e zeram mortes

Uma ótima notícia para a segurança no trânsito do Distrito Federal! Um levantamento do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) mostra que o número de mortes nas vias urbanas caiu pela metade nos últimos 10 anos. Mais impressionante ainda: três das cinco vias mais perigosas do DF – W3 Norte, Elmo Serejo e Avenida Alagados – registraram zero mortes até maio deste ano.

Em 2015, essas cinco vias somavam 19 mortes. Em 2024, esse número caiu para oito, uma redução de 58%. Considerando todas as vias urbanas, a queda foi de 47,4% no mesmo período.

“Isso é resultado de um trabalho integrado nas áreas de Educação, Fiscalização e Engenharia de Trânsito”, destacou o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini. “Nossa meta é que nenhuma vida se perca nas vias do DF.”

Redução Expressiva em Vias Críticas

A queda no número de mortes é significativa em cada via:

  • Hélio Prates: Redução de 50% (de 8 para 4 mortes em 2024).
  • W3 Norte: Redução de 100% (de 2 para 0 mortes em 2024).
  • Elmo Serejo: Redução de 50% (de 2 para 1 morte em 2024).
  • Avenida Alagados: Redução de 50% (de 4 para 2 mortes em 2024).
  • Avenida Recanto das Emas: Redução de 67% (de 3 para 1 morte em 2024).

Ações para um Trânsito Mais Seguro

O Detran-DF monitora constantemente os locais com mais acidentes para planejar ações de prevenção.

Educação

As avenidas Hélio Prates e Recanto das Emas, que ainda registraram mortes em 2025, recebem ações educativas intensificadas. O foco é conscientizar sobre travessia de pedestres, Lei Seca e excesso de velocidade, fatores comuns em acidentes fatais.

Programas como “Pneu Seguro” e “Rolê Consciente” também levam informações importantes para motoristas, pedestres e ciclistas em outras regiões.

Engenharia

A Diretoria de Engenharia atua para melhorar a segurança dos pedestres. Em Planaltina, por exemplo, a Avenida Independência teve redução de velocidade e criação de áreas de proteção, zerando os acidentes.

Em 2024, foram feitas cerca de 800 análises e aprovados mais de 200 projetos de engenharia em vias do DF. Mais de 4 mil faixas de pedestres e 5 mil ondulações transversais foram revitalizadas, e 4 mil placas de sinalização foram implantadas ou renovadas.

Fiscalização

A fiscalização se concentra nos maiores riscos: excesso de velocidade, álcool ao volante, uso de celular e falta de habilitação. Na Avenida Hélio Prates, por exemplo, mais de 2 mil infrações foram registradas até maio de 2025.

Perfil das Vítimas

Entre 2015 e maio de 2025, os pedestres (69) são a maioria das vítimas fatais nas cinco vias monitoradas, seguidos por motociclistas (32). A maioria das vítimas é do sexo masculino (79%) e tem entre 40 e 59 anos (44%).

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Alvaro Maciel

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