Brasília na rota mundial do Street League Skateboarding
A espera acabou! Neste fim de semana, 12 e 13 de julho, Brasília entra para o circuito mundial do skate. A capital federal sedia, pela primeira vez, uma etapa da Street League Skateboarding (SLS), a maior liga de skate de rua do mundo, que acontece na Esplanada dos Ministérios.
Com apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) no valor de R$ 2,5 milhões, o evento transforma o coração político do país em uma grande arena esportiva e cultural. Os ingressos, que eram gratuitos mediante doação de 1 kg de alimento não perecível, esgotaram em minutos!
“Estamos muito felizes em receber uma competição desse porte da SLS”, comemorou o secretário de Turismo, Cristiano Araújo. “Isso fomenta a cadeia hoteleira, bares e restaurantes, e mostra a demanda pela cultura do skate na cidade.”
Destaques e Estrelas na Pista
No sábado, a SLS apresenta jovens talentos. No domingo, acontece o SLS Brasília Takeover, um formato inédito no Brasil, o “Spot Takeover”, onde os profissionais têm sete tentativas para fazer suas melhores manobras.
Grandes nomes como Rayssa Leal, a “Fadinha do Skate”, e o brasiliense Felipe Gustavo estarão presentes, além de outras estrelas nacionais e internacionais.
Para Felipe Gustavo, nascido e criado no Guará, competir em casa pela primeira vez tem um significado especial. “São muitos sonhos se realizando ao mesmo tempo”, disse ele. “Era só uma ideia, uma vontade, e agora virou realidade. Há uma década espero por isso.”
Felipe elogiou Brasília, destacando que a cidade é “paz, sem trânsito, tudo aberto. É o melhor lugar do país para morar”. Ele acredita que o campeonato vai consolidar o DF na rota de grandes eventos esportivos.
Rayssa Leal, a “Fadinha”, também está empolgada: “Estou muito feliz. É a primeira vez que venho a Brasília para competir, e é a minha primeira vez no Takeover. Vou trazer o melhor do meu skate, manobras novas, e garantir que a gente se divirta”.
Economia Aquecida e Turismo em Alta
A etapa da SLS em Brasília vai movimentar a economia local, beneficiando hotéis, bares, restaurantes e o comércio. A Secretaria de Turismo (Setur-DF) oferece city tours gratuitos com saída da Torre de TV para os visitantes explorarem a capital.
Segundo a Secretaria de Economia (Seec-DF), o turismo no DF arrecadou R$ 28,34 milhões nos primeiros quatro meses deste ano, mostrando o impacto positivo de grandes eventos na cidade.
Essa edição é a primeira vez que o Brasil sedia duas etapas da SLS no mesmo ano. A final será em dezembro, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.





