Festival Trilha da Inclusão celebra arte e diversidade
Começa nesta quinta-feira, 10 de julho, a segunda edição do Festival Trilha da Inclusão. O evento, organizado pela Guia Acessibilidade Inclusiva com apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), busca dar voz e visibilidade a artistas com deficiência.
A programação inicia com a exposição de fotografias e esculturas “Monumento Aleijado”, da artista cearense Céu Vasconcellos. A mostra estará no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul.
Céu Vasconcellos destaca que sua exposição é um espaço para discutir o direito ao corpo e à memória de pessoas com deficiência. “A ideia é desmistificar a deficiência, mostrando que o problema não está nela, mas no mundo que ainda não está preparado”, explica a artista, que pesquisa a história das próteses.
Programação Completa com Acessibilidade
Além da exposição, o Festival Trilha da Inclusão oferece uma programação multicultural diversificada. Nos dias 1º a 3 de agosto, também no Espaço Cultural Renato Russo, haverá:
- Curtas-metragens feitos por artistas surdos.
- Espetáculos de teatro.
- Apresentações de dança.
Todas as atividades são gratuitas e contam com acessibilidade para garantir que todos possam participar.
Para Céu, projetos como o Trilha da Inclusão são essenciais para promover o protagonismo de artistas com deficiência. “A comunidade ‘def’ produz e cria há muito tempo, mas precisa de mais espaço e reconhecimento”, afirma a artista.




